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Mindfulness:  Como utilizar em seu dia a dia

A prática de Mindfulness passou a fazer parte dos programas de redução de estresse atuais.

Esta prática é uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional e sem julgamento.

Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro (ajudando a diminuir sintomas ansiosos e depressivos).

 

      Aqui vão algumas dicas de como utilizar esta técnica em seu dia a adia:

  1. Acorde de manhã e antes de sair da cama, traga a sua atenção para a sua respiração (pelo menos cinco respirações completas), deixando que a respiração se faça por si mesma.

  2. Todos os dias, de manhã ou à noite, faça uma lista mental por tudo o que se sente grato. Mude o foco do que precisa para aquilo que quer.

  3. Note a sua postura corporal durante o dia. Esteja consciente de como a sua mente e o seu corpo se sentem quando se movimenta da posição deitado para posição em pé ou enquanto caminha. Note sempre que mudar de uma postura para a seguinte.

  4. Quando ouvir um telefone tocar, um pássaro cantar, o barulho de um carro que passa, um riso, uma buzina, uma porta fechando ou qualquer outro som; use-os para se lembrar de estar completamente no aqui e agora.

  5. Durante o dia, tire alguns momentos para trazer a sua atenção para a sua respiração.

  6. Quando come ou bebe algo, tire um minuto e respire. Traga a sua atenção para ver a sua comida, cheirar a sua comida, saborear a sua comida, mastigar a sua comida e engolir a sua comida.

  7. Repare no seu corpo enquanto caminha ou está simplesmente de pé. Tire uns instantes para notar a sua postura. Preste atenção ao contato dos pés no chão. Sinta o ar na sua face, pernas ou braços enquanto caminha. Mesmo quando está com pressa!!!

  8. Traga a atenção para o ouvir e falar. Tente ouvir sem ter de concordar ou discordar, sem ter de gostar ou não gostar ou sem planejar o que vai dizer quando for a sua vez de falar. Consegue dizer apenas o que precisa de dizer sem colocar frases demais ou de menos no que iria dizer?

  9. Quando vir que está à espera numa fila, use este tempo para notar a sua respiração e a sua postura. Traga a atenção à dilatação e contração do seu abdômen enquanto respira. Observe: Se sente  impaciente?

  10. Foque atenção nas suas atividades diárias – escovar os dentes, secar o cabelo, tomar banho, vestir-se… Utilize uma atitude mindfull para cada atividade

  11. Antes de ir dormir, tire alguns instantes e traga a sua atenção para sua respiração!!!

Aprenda a relaxar e a se sentir mais feliz!!

Para aprender mais sobre a técnica e controlar seu nível de Stress, entre em contato e marque uma avaliação com um de nossos especialistas.