Rua Francisco Marengo, 189 - sala 103
Tatuapé - SP
Fale conosco
Fone: +55 11 26097396
Vivo / WhatsApp +55 11 995752401
Claro +55 11 976233921
Transtorno x Dificuldade de aprendizagem
Transtorno específico de aprendizagem: Transtorno do Neurodesenvolvimento com origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo associadas com manifestações comportamentais. Comprometem de forma significativa as habilidades acadêmicas como leitura e compreensão, expressão escrita e ortografia e/ou cálculos aritméticos e raciocínio matemático.
Tipos: Dislexia, Discalculia, Disortografia
O diagnóstico deve ser feito somente por profissionais especializados.
Algumas indicações da apresentação do Transtorno:
- leitura lenta ou imprecisa ou com esforço
- dificuldade para compreender
- dificuldade na ortografia (adiciona, omite, aglutina...)
- dificuldade na expressão escrita (erros gramaticais/pontuação...)
- dificuldade para dominar senso numérico ou calculo (perde-se durante as operações, dificuldade com sequencias numéricas...)
- dificuldade no raciocínio (dificuldade para solucionar problemas...)
***Deve ser avaliado nível intelectual, funcionamento cognitivo e emocional completo; já que o rendimento escolar desta criança está significativamente abaixo do esperado para sua idade, escolaridade e capacidade intelectual.
Dificuldade de aprendizagem: tendem a ter um melhor prognóstico, dependendo da causa e dos tratamentos indicados por especialista.
Pode ser ocasionada por:
• Metodologias pedagógicas inadequadas
• Padrões de exigências escolares alem do que o aluno consegue realizar por déficits cognitivos ou intelectuais
• Pouca frequência e assiduidade escolar
• Questões socioculturais
• Questões emocionais: Conflitos familiares, nascimento de irmãos, mortes, nível elevado de stress, quadro depressivo, ansiedade...
Pode ser secundário de:
- Transtorno do desenvolvimento Intelectual;
- Deficiência sensorial;
- Transtornos neurológicos;
- Transtornos Psiquiátricos...
***Uma avaliação criteriosa com profissionais especializados é o primeiro passo para diagnosticar a causa do problema de aprendizagem e definir o plano de intervenção para tratamento clínico. Além de avaliar e intervir, o encaminhamento e as orientações poderão ser realizadas com maior assertividade. São indicadas: avaliação neuropsicológica, psicopedagógica e com Fonoaudiólogos, por exemplo.
Ligue e tire suas duvidas!!!