Somatização

Somatização se refere a influência da mente sobre a saúde de nosso corpo. A causa dos sintomas é emocional. O sofrimento físico pode ser um reflexo do sofrimento emocional. Quando alguém apresenta sintomas cuja avaliação médica não identifica qualquer problema orgânico, a causa pode ser psicológica.
As pessoas que somatizam sentem mal estar físicos verdadeiros, o fato de estes sintomas terem uma base emocional não significa que não exista o desconforto.
Só o psicólogo pode tratar e amenizar esse sofrimento, que apesar de estar se manifestando no corpo é essencialmente mental.

Toda doença tem fundo emocional?
Não, mas existem correntes que defendem esta ideia. Creio ser um pouco exagerado considerar que toda vez que ficamos doentes teremos nossa cabeça como responsável. Nosso corpo funciona independente de nosso pensamento e intenção, seu coração bate, seu sangue circula quer você queira ou não. A única ponta de verdade que consigo ver na afirmação de que toda doença tem fundo emocional é que toda pessoa angustiada, nervosa, preocupada, triste, irada, enfim com emoções negativas, terão seus sistemas imunológicos abalados.

Como a terapia vai te ajudar?
Ajuda a identificar os pensamentos e crenças automáticas e disfuncionais, a reavaliar sua vida e ensinar estratégias para lidar assertivamente com situações do dia a dia. Muitas vezes, o sofrimento físico ou psíquico pode estar relacionado a uma interpretação errada do que se esta vivendo.

Na terapia, o individuo conseguirá identificar esses pensamentos e sentimentos; como os mesmo estão influenciando negativamente nos seus comportamentos e em seu corpo e como lidar com isso.

Ligue e marque uma avaliação com um de nossos profissionais!