HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 7:30hrs as 21:30hrs e aos sábados das 8:00hrs às 17:00hs

  • LinkedIn ícone social
  • Blogger Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
Nossas Redes Sociais

Rua Emílio Mallet, 1377 - Tatuapé - SP

Tel: 11-2609.7396

Avaliação Neuropsicológica de crianças, adultos e idosos

A Avaliação Neuropsicológica tem como objetivo principal identificar habilidades e dificuldades cognitivas. Ela se utiliza de instrumentos padronizados para avaliação das funções cognitivas tais como memória, atenção, raciocínio, função visuo perceptiva, visuoespacial, visuoconstrutiva, velocidade de processamento das informações, funcionamento intelectual, funcionamento executivo, linguagem, além de analisar e avaliar questões emocionais, comportamentais, humor e habilidades acadêmicas (leitura, escrita, raciocínio lógico, capacidade de aprendizagem, motivação, interesse...). 

Um exame neuropsicológico pode durar várias sessões e pode ser solicitado pelo médico, escola, psicólogo, fonoaudiólogo, outros profissionais ou pelo próprio paciente. 

Esta avaliação deverá ser realizada por profissionais especializados na área, sendo seu objetivo o delineamento de programas de reabilitação cognitiva, realização de encaminhamentos apropriados, detecção do aparecimento de declínio cognitivo (idosos), avaliação dos prejuízos em áreas do cérebro após desordem neurológica (TCE causados por acidentes automobilísticos, quedas, traumatismos de parto; AVC, Epilepsia...) e é indicado principalmente, para diagnosticar um determinado problema. 

Na escola, por exemplo, serve para analisar e/ou diagnosticar ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, problemas de memória, dificuldades na leitura e escrita, na matemática, dentre outros. Nos casos específicos de transtorno de aprendizado, o exame permitirá avaliar quais funções estão preservadas e quais estão comprometidas, fornecendo um perfil completo do indivíduo e orientações adequadas para estimulação e adequação do aluno no âmbito escolar. 

O exame neuropsicológico permite também determinar quais problemas estão causando as dificuldades, sugerir um tratamento e encaminhamentos adequados. 

Da mesma forma, um adulto pode ter problemas de memória em que as causas possíveis poderão ser: primeira manifestação de um envelhecimento cerebral precoce (demência, transtorno cognitivo leve...), manifestação de depressão, stress, problema neurológico específico, etc. E a avaliação ajudará no diagnóstico e conduta (orientação familiar, indicação de tratamentos adequados...) 

A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental.


As principais indicações são: 

- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); 

- Transtorno do espectro autista,

- Dificuldades escolares;

- Transtorno de aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disortografia);

- Paralisia Cerebral;

- Transtornos de Humor, 

- Avaliação da eficiência intelectual;

- Diagnóstico diferencial entre Depressão e Demência; 

- Ansiedade; 

- Transtorno opositor; 

- Epilepsia; 

- Distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos; 

- Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos; 

- Doença de Alzheimer e outros tipos de Demências; 

- Acidente Vascular Cerebral (AVC); 

- Esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas; 

- Déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias; 

- ou outros casos para verificação das habilidades e dificuldades nas áreas desejadas. 



AVALIAÇÃO PARA TODAS AS IDADES! 

Ligue para a clínica em caso de dúvidas. Estaremos à disposição para ajudá-los!