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Psicopedagogia

Etapas do Processo Psicopedagógico: 

- Avaliação: tem finalidade de investigar e pesquisar quais obstáculos que levam o indivíduo a não aprender, aprender com lentidão e/ou com dificuldade. 

1. Anamnese completa: O Psicopedagogo está interessado em compreender a origem de um problema de aprendizagem. Para isso, há uma investigação minuciosa das experiências vividas pelo indivíduo e sua família, seu desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e motor, assim como suas experiências escolares, sociais e influências emocionais, pedagógicas, sociais e orgânicas; 
2. Entrevistas com a escola: é importante analisar o processo escolar, os dados colhidos com a escola; 
3. Entrevista com outros profissionais ou instituições nas quais o indivíduo estiver inserido; 
4. Aplicação de testes padronizados ou técnicas psicopedagógicas: análise dos aspectos emocionais e/ou psicopedagógicos, análise das habilidades cognitivas (memória, atenção, linguagem, entre outros), vínculo com a aprendizagem; 
5. Aplicação de provas pedagógicas específicas: avaliação da leitura, escrita, criatividade, raciocínio lógico-matemático, entre outros; 
6. Sessões lúdicas (hora psicopedagógica do jogo): para compreensão dos processos cognitivos, afetivo-emocionais, sociais e sua relação com a aprendizagem; 
7. Diagnóstico operatório: para determinar a aquisição de algumas noções chaves do desenvolvimento cognitivo e qual nível de pensamento em que se encontra; 
8. Observação criteriosa do ser em ação, seu estilo próprio de lidar com o conhecimento e com o saber (o que ele aprende, como aprende e porque). 
- Diagnóstico: busca observar a produção do indivíduo em avaliação. Há uma compreensão global da sua forma de aprender e dos desvios que ocorrem. 

1. Potencial de aprendizagem: habilidades específicas,
2. Estilo de aprendizagem: relação com o conhecimento;
3. Dificuldades: quais são, como se explica e justifica (hipóteses e prognóstico). 

- Devolutiva: encontro entre sujeito, terapeuta e família visando relatar os resultados obtidos durante a avaliação e seus devidos encaminhamentos. 

- Intervenção: É o tratamento em si ou as orientações necessárias. 

1. Trabalha-se o processo de aprendizagem
2. Realizam-se orientações educacionais, vocacionais e/ou ocupacionais;

3. Orientação dos pais e escola

4. Alfabetização

5. Reabilitação Cognitiva